05 de agosto – Dia Nacional da Saúde: a contribuição do médico Oswaldo Cruz para a ciência

Em 05 de agosto de 1872 nascia, em São Luís do Paraitinga, no interior de São Paulo, Oswaldo Cruz, médico sanitarista de grande importância para a pesquisa e o desenvolvimento científico no país. O legado de Cruz foi tão importante para a ciência que, em sua homenagem, foi oficializada e inserida a data de seu aniversário no calendário oficial brasileiro como o Dia Nacional da Saúde, através do Decreto de Lei nº 5.352, de 8 de novembro 1967, do Ministério da Saúde e da Educação e Cultura.

Importante figura da saúde pública e fundador, em 1900, do Instituto Soroterápico Federal, em Manguinhos, transformado, em 1908, em Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, o cientista foi um dos responsáveis por erradicar epidemias que acometiam o Brasil no final do século XIX e começo do século XX, como a febre amarela, peste bubônica e a varíola.

O Dia Nacional da Saúde, que tem o apoio do IPCEP e da Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha, tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e a ter um estilo de vida mais saudável. Saúde é fundamental para ser feliz!

 

Fontes: Ministério da Saúde – Biblioteca Virtual em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Agência Brasil. Arte: IPCEP.