Nosso maior desafio é promover qualidade de vida aos usuários, acesso aos direitos sócio assistenciais e revelar potencialidades para o reconhecimento das aptidões dos indivíduos, na aceitação e valorização da diversidade e de sua essência.

Temos mais de 60 anos de atuação, desenvolvendo diversas ações culturais, sempre com foco em levar bem estar e desenvolvimento, pessoal, cultural e humano para os indivíduos atendidos pelos nossos projetos.

Dispomos de equipe especializada para atender, diagnosticar e encaminhar as necessidades dos usuários e sua família, de forma célere, reduzindo os impactos negativos da violação de direitos e exclusão social que fragilizam a autonomia e intensificam o grau de dependência da pessoa com deficiência e/ou idosa.

Os serviços oferecidos pelo IPCEP são de caráter continuado, permanente e planejado. O planejamento das atividades propostas é elaborado a partir das demandas e assuntos apontados pelos usuários, suas famílias e/ou projetos.

Buscamos ampliar todas as discussões para o cotidiano dos usuários, abarcando as notícias que chegam diariamente, de modo que eles se apropriem da realidade sociocultural em que estão inseridos e possam construir uma criticidade em relação à mesma. Sendo assim, as oficinas realizam atividades lúdicas, a partir das temáticas definidas, que buscam explorar os aspectos cognitivos, físicos e sociais dos usuários. Logo, pretendemos desenvolver os conceitos pedagógicos e/ou refletir sobre as temáticas propostas a partir de atividades práticas, que se adequem às necessidades especiais, bem como viabilizem um aprendizado significativo e aplicado à sua realidade cotidiana. Todas as oficinas oferecidas no IPCEP seguem esta diretriz de trabalho, bem como atuam a partir dos temas definidos. São oferecidas atualmente as seguintes oficinas:

Oficina de Artes Visuais

Oficina de Expressão Corporal

Oficina de Sociedade e Meio Ambiente

• Oficina de Musicoterapia

• Oficina de Teatro

• Oficina Leitura e Escrita

• Oficina da Matemática

• Oficina da Educação Física adaptada