O PROJETO RIO AR LIVRE apresenta-se como uma proposta de desenvolver atividades de ginástica, dança, avaliação funcional utilizando-se de equipamentos da Academia da Terceira Idade – ATI (em 185 praças).

Os núcleos são compostos por uma equipe multidisciplinar, que deverá estimular os usuários à prática regular de exercício físico, tendo como objetivo a diminuição das doenças relacionadas ao sedentarismo, gerando consequente redução dos custos públicos com Saúde.

É notório que o envelhecimento populacional é um fenômeno mundial.

Propõem-se a realização de atividades em 185 núcleos da Cidade do Rio de Janeiro, objetivando estimular os idosos para a aquisição de hábitos saudáveis e uma consequente melhoria na sua qualidade de vida.

O Índice de Envelhecimento Populacional do município do Rio de Janeiro, em 2010, era de 76,7 idosos para cada 100 jovens. Nesse ano, os idosos representavam 14,88% da população do município, sendo 7,68% entre 60 e 69 anos de idade, 4,75% entre 70 e 79 anos de idade e 2,45% com mais de 80 anos de idade. As mulheres apresentaram maior expectativa de vida, de maneira que, na faixa de 60 a 69 anos, 53% eram do sexo feminino, na faixa de 70 a 79 anos essa proporção foi de 62% e na faixa etária de 80 ou mais anos, de 69,1%.

Vale ressaltar que o Rio de Janeiro é a segunda capital brasileira em proporção de idosos, com 14,89%.

O aumento na expectativa de vida deve ser acompanhado pela melhoria e manutenção da saúde e qualidade de vida, nesta perspectiva, a Organização Mundial de Saúde em 2004, lançou uma revista sobre Envelhecimento Ativo: Uma Política de Saúde, que aponta a importância de ajudar as pessoas a se manterem independentes e ativas.

Indo ao encontro desta orientação, a SUBPI por meio do RAL, busca integrar diversas formas de ações, tais como a implementação de aulas de ginástica com a utilização da Academia da Terceira Idade, ou não, aulas de dança e orientação nutricional. Os exercícios físicos ministrados nas aulas serão norteados por uma periodização que contempla diferentes valências físicas a serem trabalhadas, tais como: Resistência aeróbica, resistência muscular localizada, velocidade de reação, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e ritmo. Já a orientação nutricional será feita baseada em grupos divididos por faixa etária, patologias apresentadas, gênero e composição corpórea. Os usuários serão avaliados mensalmente.