A Secretaria Municipal de Assistência Social mantêm diversos projetos e programas sociais para atender às necessidades das famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social, previstos pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O SUAS determina a existência de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no município para que possa ser executado o Programa de Atendimento Integral às Famílias (PAIF). O CRAS conta com equipe composta por duas assistentes sociais, duas psicólogas, uma coordenadora, uma recepcionista e uma oficineira voluntária.

Os projetos e programas da secretaria são voltados ao desenvolvimento das potencialidades e capacidades da população que busca pelos serviços oferecidos, e não somente ao atendimento de suas necessidades.

 

Projetos da Assistência Social

– Projeto Informática Educativa: atividades semanais de inclusão social e digital para famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, atendendo crianças, adolescentes, adultos e idosos.

– Projeto de Atendimento Integral às Famílias (PAIF): oficinas de culinária/alimentação saudável, artesanato e geração de trabalho e renda para grupos de famílias, com encontros, atendendo mães, idosas, gestantes e adolescentes.

– Projeto Orientação e Apoio Sócio-Familiar (OASF): atendimento social e psicológico individual e/ou em grupos, palestras, momentos de reflexão, visitas domiciliares, encaminhamentos para o mercado formal de trabalho, além de atividades de convivência familiar e comunitária.

– Projeto Acolhimento (Plantão Social): atendimento às famílias que buscam a Política de Assistência Social no município, realizando o acolhimento propriamente dito bem como triando a demanda e realizando as orientações e encaminhamentos que se fizerem necessários.

– Projeto Atendendo às Emergências Sociais: benefícios eventuais de caráter emergencial para famílias em situação de fragilidade ou vulnerabilidade social, tais como: auxílio fotos para emprego, alimentação, documentações (registros civis, CPF e Carteiras de Identidade), passagens, operacionalização do acesso às fraldas geriátricas e para crianças, pessoas com deficiência, operacionalização do auxílio óculos, auxílio funeral, além da distribuição de roupas e repasse de doações (móveis e utensílios).

– Programa de Transferência de Renda Bolsa Família/CADÚNICO do Governo Federal: cadastramento, monitoramento e acompanhamento das famílias beneficiárias, bem como operacionalização social do Programa.

– Projeto Qualificação Profissional: Direcionado a famílias cadastradas no CADÚNICO do Governo Federal, para geração de trabalho e renda.

– Pessoas com deficiência: projeto de encaminhamento às necessidades e demandas das pessoas com deficiência (PCD). Passe livre (interestadual, intermunicipal e municipal), Benefício de Prestação Continuada (BPC), assessoria e repasse de recursos financeiros (co-financiamento) das atividades realizadas.