O Instituto de Psicologia Clínica Educacional e Profissional (IPCEP), fundado em 25 de abril de 1958, é uma associação civil filantrópica, sem fins lucrativos, e de pessoa jurídica de direito privado. O objetivo de sua criação, idealizada pelo professor e psicólogo Heraldo Cidade, foi o de oferecer um espaço de assistência a uma parcela da população de deficientes intelectuais adultos, carentes  desses espaços naquela época.

O IPCEP busca a inclusão social do assistido por meio de sua valorização como cidadão, integrando-o efetivamente a sociedade, oferecendo uma grade de atividades para a concretização de ações efetivas na área de Educação Especial.

Atua na Gestão e Consultoria em Saúde, desde atenção básica até unidades de alta complexidade, oferecendo a aplicação de metodologias vencedoras executadas por profissionais com renomada experiência.

Com Sede da escola no Rio de Janeiro, o IPCEP está sediado na Rua Maria Eugênia, nº 138 – Humaitá, no Rio de Janeiro em um prédio que foi doado pela FUNDAÇÃO FILANTRÓPICA SAFRA, em 1991. A Matriz Administrativa está situada na Rua Victor Civita, 66, Edifício 5 Bloco 1, Sala 303 – Condomínio Rio Office Park – Jacarepaguá – Rio de Janeiro – RJ.

Desde 2008, o IPCEP vem expandindo sua atuação na área de saúde, celebrando acordos de Cooperação Técnica e Gestão Hospitalar no Rio de Janeiro.

No ano de 2012, o IPCEP iniciou sua qualificação como Organização Social em Saúde em diversos Estados e Municípios brasileiros.

Em 2014, o IPCEP ampliou suas atividades em gestão de unidades hospitalares, no modelo de gestão pública-compartilhada, na gestão do Hospital Geral de Mamanguape (HGM), no estado da Paraíba, levando sua metodologia humanista ao atendimento dos pacientes.

Em 2017 o IPCEP assumiu a gestão do maior hospital da região Norte/Nordeste, especializado em Neurologia e Cardiologia, Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires (HM), também no estado da Paraíba.

Ainda em 2017 o IPCEP expandiu suas ações em Assistência Social no Município do Rio de janeiro, assumindo a administração de projetos em parceria com a SMASDH – Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, como o programa Casas Vivas; a co-gestão da área de abrangência da Quinta Coordenadoria de Assistência Social e Direitos Humanos, que compreende os bairros de Bonsucesso, Manguinhos, Olaria, Ramos, Brás De Pina, Penha, Penha Circular, Bancários, Cacuia, Cidade Universitária, Cocotá, Freguesia, Galeão, Jardim Carioca, Jardim Guanabara, Moneró, Pitangueiras, Portuguesa, Praia Da Bandeira, Ribeira, Tauá, Zumbi, Complexo do Alemão, Maré, Cordovil, Jardim América, Parada De Lucas e Vigário Geral; a co-gestão das Ações de Acolhimento de Adultos e Famílias Temporário, no âmbito da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, inauguramos 02 hotéis sociais no município do Rio de Janeiro; a co-gestão do projeto Rio Ar Livre administrando Academias da Terceira Idade em 185 praças; a co-gestão das ações de acolhimento de crianças e adolescentes e a co-gestão de abrigo a mulheres em vulnerabilidade, denominado Cora Coralina.

 

No Rio de Janeiro, o IPCEP está sediado na Rua Maria Eugênia, 138 – Humaitá-RJ. O prédio foi uma doação da FUNDAÇÃO FILANTRÓPICA SAFRA, em 1991.