07 de dezembro – Dia Nacional da Assistência Social

Em 07 de dezembro de 1993 foi promulgada no Brasil a Lei Orgânica de Assistência Social (Loas – Lei nº. 8.742), que definiu os objetivos, princípios e diretrizes da Política Nacional de Assistência Social. Deste então essa data ficou marcada como o Dia Nacional da Assistência Social. Nesses 30 anos de existência, a Lei trouxe avanços significativos para a população brasileira, principalmente através do serviço público e seus usuários.

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) resgatou a responsabilidade do estado e da sociedade civil e trouxe as políticas de assistência social para o dia a dia dos cidadãos. É uma conquista da sociedade, um direito à proteção social, destinado a quem dela precisar.

A Assistência Social transforma a vida da população atendida. São mais de 25 milhões de atendimentos realizados anualmente (FONASEAS) nos serviços prestados pelos trabalhadores que atuam pela garantia de segurança de renda, pelo fortalecimento dos vínculos afetivos, pela autonomia e o protagonismo da população usuária.

O Instituto Positiva Social e a Direção do Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h parabenizam os profissionais da Assistência Social do Complexo Estadual de Saúde da Penha.

 

Fontes: Ministério da Cidadania – Conselho Nacional de Assistência Social, Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Coordenação de Serviço Social do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Arte: Positiva.