07 de maio – Dia do Oftalmologista

Instituída em 1986 pelo Ministério da Saúde, a data da celebração ao oftalmologista foi escolhida baseada na fundação da Sociedade de Oftalmologia de São Paulo, que foi inaugurada no dia 7 de maio de 1930.

A origem da oftalmologia remonta aos antigos egípcios. Mas a prática clínica começou com os gregos. Hipócrates e seus alunos estudaram as doenças oculares minuciosamente. No entanto, o verdadeiro surgimento da profissão só ocorreu em 1850, com o médico e físico alemão Hermann Ferdinand Ludwig von Helmholtz. Ele apresentou à comunidade científica o oftalmoscópio, que permite examinar o interior do globo ocular. O aparelho foi fundamental para o avanço da especialidade.

A oftalmologia é considerada a primeira das especialidades médicas, a que mais evolui ao longo dos anos e uma das profissões que mais recebe atualizações tecnológicas.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha felicitam todos os oftalmologistas. Parabéns!

 

Fontes: Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), Conselho Federal de Medicina (CFM), Federação Médica Brasileira (FMB), Associação Médica Brasileira (AMB), Agência Brasil, Calendarr e OpticaNet. Arte: IPCEP.