08 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Colesterol

O Dia Nacional de Combate ao Colesterol, apregoado em 08 de agosto, serve para alertar sobre as doenças decorrentes da elevada taxa de colesterol sanguíneo e provocar a conscientização sobre a importância do controle da enfermidade e como é feito o tratamento. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares (DCV) são as principais causas de mortes no mundo.

O colesterol é um tipo de gordura (lipídio), parte produzida pelo nosso próprio organismo e, outra, pela alimentação que ingerimos. Presente em alimentos de origem animal, desempenha funções essenciais, como produção de hormônio e vitamina D. No entanto, seu excesso no sangue é prejudicial ao organismo, favorecendo DCV, como ataques cardíacos e infartos.

Basicamente, temos dois tipos de colesterol: o bom – HDL, que atua como protetor do organismo (quanto maior o nível no organismo, maior a prevenção do indivíduo para doenças cardiovasculares), e o ruim – LDL (quanto maior o nível no organismo, maior é o risco de a pessoa ter alguma doença relacionada ao colesterol). Hábitos alimentares não saudáveis representam 40% dos altos níveis de colesterol. Os outros 60% são fatores genéticos. É uma soma.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha ressaltam que a prática de hábitos simples, como alimentação saudável, com uma dieta rica em legumes, verduras, grãos e frutas, exercícios físicos e exames costumeiros, ajudam a prevenir o colesterol elevado no sangue e manter as taxas reguladas. A prevenção ainda é o melhor remédio.

 

Fontes: Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde – Biblioteca Virtual em Saúde, Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Arte: IPCEP.