09 de dezembro – Dia do Fonoaudiólogo

A Fonoaudiologia como ciência busca o bem-estar do indivíduo e da sua comunidade. Para atingir-se esta meta é fundamental o conhecimento dos caminhos percorridos até o momento para que se possa entender o presente e planejar um futuro melhor.

Em âmbito hospitalar é a área de atuação que apresenta abordagem precoce, preventiva, intensiva, pré e pós-cirúrgica, visando reabilitar a deglutição, garantir uma via de alimentação segura, nos casos de disfagia, prevenir suas complicações, auxiliar no reestabelecimento da comunicação e integrar protocolos hospitalares.

O fonoaudiólogo, enquanto profissional de saúde, é um ator indispensável para promover a efetivação de direitos e na construção de políticas públicas em saúde que atendam as reais necessidades da população.

No Dia do Fonoaudiólogo, 09 de dezembro, o Instituto Positiva Social e a Direção do Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h parabenizam os profissionais do serviço de Fonoaudiologia do Complexo Estadual de Saúde da Penha.

 

Fontes: Conselho Federal de Fonoaudiologia, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e Coordenação de Fonoaudiologia do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Arte e fotos: Positiva.