11 de abril – Dia do Infectologista

Criada oficialmente, em 2005, pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), durante a realização do seu 14º Congresso anual, a ocasião celebra o médico especialista em pesquisa, diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas e parasitárias.

O tamanho da merecida homenagem ganha amplitude por ser a data de nascimento do médico Emílio Ribas, reconhecido como um dos pioneiros no campo das doenças infecciosas no Brasil no final do século XIX e início do século XX.

Essencial no atendimento a várias doenças e no ambiente hospitalar, em conjunto com outros especialistas, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Estadual Getúlio Vargas trabalha com ações de sensibilização com as equipes assistenciais, reforça as orientações sobre o uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs) e promove o reforço de medidas para evitar a disseminação de microrganismos potencialmente perigosos aos pacientes e profissionais.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha parabenizam os médicos infectologistas pelo 11 de abril, em especial, à Dra. Sylvia Pavan, coordenadora médica do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Estadual Getúlio Vargas.

 

Fontes: Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Estadual Getúlio Vargas. Foto e arte: IPCEP.