11 de agosto – Dia do Advogado e da Advogada

Ato contínuo à Independência do Brasil, em 1822, e à promulgação da primeira Constituição Federal, em 1824, D. Pedro I entendeu que era necessário a criação de um curso de direito no Brasil, para que os alunos pudessem estudar e, posteriormente, aplicar as novas leis, que eram portuguesas. Assim, em 11 de agosto de 1827, o Imperador assinou um decreto criando as duas primeiras instituições de ensino de Direito no país: em São Paulo, a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, e em Pernambuco, a Faculdade de Direito de Olinda. Atualmente, a primeira faz parte da Universidade de São Paulo – USP, e, a segunda, integra a Universidade Federal do Pernambuco – UFPE.

11 de agosto é a data que celebra e homenageia o advogado e a advogada, profissionais que contribuem para uma sociedade mais justa, democrática e igualitária, e que representam o cidadão perante a justiça. Outra data em comemoração ao dia dos advogados é 19 de maio, o dia do padroeiro desses profissionais, Santo Ivo (1253-1303), que faleceu neste dia.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha parabenizam os profissionais que trabalham em defesa da justiça e da lei, em especial, ao diretor executivo, Dr. Leonardo Fonseca Lopes, aos integrantes do Departamento Jurídico da OSS e aos advogados que atuam na Direção Administrativa.

 

Fontes: Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Ordem dos Advogados do Brasil – Conselho Federal e Calendarr. Arte: IPCEP.