13 de setembro – Dia Mundial da Sepse
O Complexo Estadual de Saúde da Penha faz um alerta importante na data em que é celebrado o Dia Mundial da Sepse, 13 de setembro. O Brasil tem uma das mais altas taxas de mortalidade do mundo provocada por essa condição grave, que evolui rapidamente e pode levar o paciente à morte.
O Hospital Estadual Getúlio Vargas e a UPA Penha 24h, através do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), reforçam a importância dos profissionais de saúde na detecção precoce e conduta adequada em relação a esta infecção. De acordo com o Instituto Latino-Americano de Sepse (ILAS), todo ano são registrados de 15 a 17 milhões de novos casos de Sepse em todo o mundo.
Em 2023, o tema central é “Antibióticos: muito além da primeira hora”. No tratamento da Sepse, a administração de antibióticos o mais rápido possível pode salvar vidas.
O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha continuam comprometidos em garantir cuidados de saúde de qualidade e eficazes para os usuários do Sistema Único de Saúde, com ênfase na detecção e prevenção da Sepse.
Fontes: Ministério da Saúde – Biblioteca Virtual em Saúde, Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Global Sepsis Alliance (GSA) e Instituto Latino-Americano de Sepse (ILAS). Arte: IPCEP.