5S – a primeira ferramenta do projeto Lean no Hospital Estadual Getúlio Vargas

Nos dias 30 e 31 de janeiro, durante a primeira atividade presencial no Hospital Estadual Getúlio Vargas, os profissionais do Complexo Estadual de Saúde da Penha puderam conhecer a metodologia japonesa 5S, muito utilizada na gestão de empresas, e puderam aprender sobre a importância de sua aplicação no cotidiano, com exercícios práticos. O médico Marcelo Pedreira e o especialista em processos Lucas Cézar Sotana, consultores do Hospital Sírio-Libanês e integrantes do Lean nas Emergências, dividiram os colaboradores em equipes, que tinham como missão averiguar, com base na ferramenta 5S, as condições do ambiente de trabalho e constatar as reais necessidades de cada setor indicado do HEGV.

Em cima dos resultados alcançados, os instrutores faziam observações e apontamentos, focalizando na importância do planejamento, para poder, com as ações, otimizar o tempo e economizar recursos, ajudando a melhorar o atendimento e reduzir o estresse dos profissionais.

Desenvolvidos após a Segunda Guerra Mundial, os cinco princípios procuram motivar e conscientizar toda a empresa a possuir um ambiente de trabalho limpo, organizado, seguro, ágil e produtivo. Os 5S são: Seiri (utilização), Seiton (organização), Seisō (limpeza), Seiketsu (padronização) e Shitsuke (disciplina).

Além dos cinco sensos, Pedreira e Sotana também explicaram sobre o projeto Lean nas Emergências, apresentaram os indicadores que serão trabalhados e visitaram o eixo da emergência do HEGV.

Ao final dos dois dias de atividades e apresentações, Marcelo Pedreira falou sobre a expectativa da realização do projeto Lean no Hospital Estadual Getúlio Vargas. “Uma coisa que chamou nossa atenção foi o alto engajamento dos colaboradores, capitaneado pela Direção. Percebemos que os profissionais almejam mudança, e para melhor. Com todo o apoio que recebemos e com o interesse demonstrado pelos funcionários do Complexo Estadual de Saúde da Penha, a expectativa é enorme. A gente sabe que, quando você quer mudar, pra melhor, você consegue. Encerrando os trabalhos nessa primeira visita, podemos afirmar que temos a certeza de que muita coisa vai mudar para melhor no Hospital, graças ao alto engajamento de todos”, concluiu o pediatra.

O próximo encontro presencial do Lean nas Emergências no HEGV está agendado para os dias 13 e 14 de fevereiro.

 

Fontes: Projeto Lean nas Emergências e Assessoria de Comunicação do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos e arte: IPCEP.