Maternidade de Hospital administrado pelo IPCEP realiza ensaios fotográficos com recém-nascidos

Com o objetivo de humanizar ainda mais a estadia das mamães e bebês na maternidade do Hospital Geral de Mamanguape, na Paraíba, a equipe da unidade de saúde deu início neste mês de abril ao projeto Baby Spa. Por meio dele, o recém- nascido passa por técnicas de relaxamento como shantala e ofurô, e após esse momento, protagoniza um ensaio fotográfico conhecido como newborn, um registro dos primeiros dias de vida. A iniciativa faz parte da política de humanização investida pelo Instituto de Psicologia Educacional e Profissional (IPCEP) nas unidades de saúde administradas pelo instituto.

Jheymerson que nasceu prematuro, pesando 1,71 kg, e medindo 43 cm, foi o primeiro bebê nascido na maternidade a participar do projeto. Com um grande sorriso no rosto, a mãe Aline Vitória, 15 anos, moradora de Jacaraú-PB, contou como foi a emoção de participariam do ensaio fotográfico. “Foi uma experiência muito bacana para mim, para o meu bebê e para minha mãe que também estava presente. O projeto é incrível, uma iniciativa muito bonita da parte de toda a equipe que nos acolheu. Para mim foi uma honra fazer parte dele”, declarou a jovem.

De acordo com Reginaldo Lota, diretor-geral do complexo hospitalar, as melhores fotos vão fazer parte de uma exposição na unidade de saúde, no mês de maio, em comemoração ao dia das mães. “Por meio deste projeto vamos envolver o recém-nascido em várias ações conjuntas de humanização e, através da fotografia, pretendemos estreitar ainda mais o laço entre mãe e o bebê em seus primeiros momentos juntos”, concluiu.

A Maternidade do HGM é referência em partos de baixo risco, atende aos onze municípios da região do Vale do Mamanguape. Sua estrutura faz parte do Hospital Geral de Mamanguape, inaugurado pelo Governo do Estado da Paraíba no ano de 2014. Dentre os serviços oferecidos às mamães destacam-se os projetos de humanização, que dispõem de Curso para Gestantes, Mamãe Beleza, Primeiro Click e Musicoterapia. Todas as ações visam tornar a experiência da maternidade um momento especial.