Sétima arte é usada em projeto de humanização em unidade de saúde administrada pelo IPCEP

Luzes apagadas, pipoca nas mãos e filme no telão. Estes são os elementos do projeto ‘Cine Pipoca’ desenvolvido pela Equipe Multidisciplinar, por meio do Serviço Social do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, no Estado da Paraíba. A iniciativa fez parte das atividades de humanização desenvolvidas na unidade de saúde e visa proporcionar aos pacientes e acompanhantes do complexo hospitalar um momento diferente na rotina diária da internação, contribuindo com a qualidade de vida dos assistidos.

Nessa primeira sessão foi exibido o filme: ‘Se eu fosse você?’, seguido por uma roda de conversa a respeito do tema: ‘Homem cabeça cuida das coisas do coração’. Segundo Edilícia Carneiro, gerente multidisciplinar, o projeto tem um foco terapêutico e reflexivo. “Compreendemos que oportunizar atividades que fogem da rotina habitual dos pacientes é uma forma de contribuir para o tratamento de maneira exclusivamente positiva. Objetivamos com essa ação propiciar um auxílio na melhora dos assistidos, como também abrir espaço para reflexão de temas relevantes, que fazem parte do cotidiano deles” afirmou.

Patrícia de Sousa, acompanhante de João Sobrinho, interno pela cardiologia da unidade de saúde, expressou o sentimento de alegria em participar do projeto. “Eu estou aqui encantada, essa é a palavra. Soa como algo inusitado, estar em um hospital assistindo filme e comendo pipoca, mas isso é renovador, acredito que não só para mim, mas todos aqui. Estou grata ao hospital que nos proporcionou um momento como este. É sem dúvida um tratamento diferenciado na rede pública” narrou.

O projeto ‘Cine Pipoca’ acontece todas as sextas-feiras, a partir das 18h, no auditório da instituição. Os participantes são acompanhados pela equipe multiprofissional, da unidade de saúde. Esse trabalho está dentro do calendário de atividades dos projetos de humanização do Hospital Metropolitano.