IPCEP assume a gestão do Complexo Estadual de Saúde da Penha

A administração de um hospital público necessita de uma gestão eficiente para garantir qualidade, produtividade, excelência no atendimento e uso adequado dos recursos financeiros, humanos e materiais.

Em busca de uma intervenção positiva para essa realidade, o Instituto de Psicologia Clínica Educacional e Profissional – IPCEP assumiu no dia 16 de setembro de 2021, por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), a operacionalização da gestão e a execução de ações e serviços de saúde do Complexo Estadual de Saúde da Penha, no Rio de Janeiro, composto pelo Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), localizado na Avenida Lobo Júnior, 2293, Penha Circular, e da UPA Penha 24h, instalada na Avenida Brás de Pina, s/nº, Penha.

O Hospital Estadual Getúlio Vargas foi inaugurado em 03 de dezembro de 1938 pelo então Secretário de Saúde e Assistência, Professor Dr. Clementino Fraga, que presidiu a solenidade de inauguração com as ilustres presenças do Presidente da República, Getúlio Vargas, do Ministro da Educação e Saúde Pública, Sr. Gustavo Capanema, do Prefeito do Distrito Federal, Sr. Henrique Dodsworth, e do Professor Dr. Carlos da Gama Filho, primeiro Diretor do Hospital.

O HEGV foi criado como parte integrante de um projeto de reformulação da rede de saúde, implementado pelo Prefeito do Distrito Federal, Dr. Pedro Ernesto Batista, que previa a criação de novas unidades hospitalares que atendessem mais eficazmente a população, estando próximas da comunidade. O terreno onde foi construído o HEGV era parte da Chácara das Palmeiras, que pertenceu ao Sr. Francisco José Lobo Júnior, comerciante e advogado da região.

Com uma equipe qualificada, a UPA Penha 24h conta com 10 leitos amarelos, 02 leitos vermelhos, serviço social, odontologia, laboratório para coleta, farmácia, sala de medicação e 05 consultórios.

A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada e funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, e poder resolver grande parte das urgências e emergências, ajudando a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria Unidade. Quando o usuário chega, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.

A missão do IPCEP é prover ações e serviços para a atenção integral da população (assistência social, educação e saúde), com qualidade e celeridade, por meio de redes resolutivas de atenção e cuidado, além de ser reconhecida pela gestão eficiente dos recursos e excelência no atendimento e pesquisa em saúde.

Fontes: Ministério da Saúde – Política Nacional de Urgência e Emergência, Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) e Instituto de Psicologia Clínica Educacional e Profissional (IPCEP). Imagem: SES-RJ | Assessoria Técnica de Comunicação Visual.