HEGV recebe homenagem no Dia Nacional de Doação de Órgãos

Em cerimônia da Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizada na Fundação Saúde, Zona Sul do Rio de Janeiro, no dia 27 de setembro, Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, o Diretor Geral do Complexo Estadual de Saúde da Penha, Dr. Paulo Ricardo Lopes da Costa, representando os profissionais de saúde do Hospital Estadual Getúlio Vargas que trabalham diretamente nessas cirurgias, recebeu uma homenagem do Programa Estadual de Transplantes (PET) pela conquista do 2º lugar nas doações de órgãos e tecidos do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com o Sistema Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde, a lista do Estado conta com 36 Unidades de referência e abrange doadores de múltiplos órgãos. O HEGV foi o primeiro da rede fluminense a ter uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) exclusiva.

Presentes na solenidade, o Deputado Federal Dr. Luizinho (PP-RJ); o Secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe; o Presidente da Fundação Saúde, João Ricardo da Silva Pilotto; e o Diretor Técnico do PET, Fabrício Oliveira.

O Brasil tem o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, por meio do Sistema Único de Saúde. O SUS é responsável pelo financiamento de cerca de 95% dos transplantes no País.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha parabenizam os profissionais da CIHDOTT do Hospital Estadual Getúlio Vargas.

Fontes: Ministério da Saúde, Sistema Nacional de Transplantes (SNT), Governo do Estado do Rio de Janeiro e Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Hospital Estadual Getúlio Vargas. Foto: IPCEP.