Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional

Em 13 de outubro, no Brasil, comemora-se o Dia Nacional do Fisioterapeuta e, também, o Dia do Terapeuta Ocupacional. A data foi criada através do Decreto-Lei nº 938, de 13/10/1969, que regulamenta a atividade desses profissionais no país, e instituída em 2015, pela Lei nº 13.084. No mundo, o Dia Mundial do Fisioterapeuta é celebrado em 8 de setembro.  

O fisioterapeuta possui uma atuação que vai além da reabilitação após acidentes e traumas, sendo essencial na prevenção de lesões graves e na promoção da saúde. Entre os importantes papéis desempenhados por esse profissional, podemos citar a terapia realizada com pacientes com problemas respiratórios e pessoas que passam grandes períodos internadas em hospitais, como em UTIs, bem como a melhoria da qualidade de vida de idosos, com ações que melhorem problemas musculares e de coluna.

O IPCEP e a Direção do Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h parabenizam estes profissionais da saúde que são de importância fundamental na recuperação e melhoria na qualidade de vida dos pacientes do Complexo Estadual de Saúde da Penha.

“Curar quando possível. Aliviar quando necessário. Consolar sempre!” (Hipócrates).

Fontes: Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2), Brasil Escola, Calendarr e Coordenação de Fisioterapia do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Foto: IPCEP.