Dia Nacional de Combate ao Câncer alerta para a prevenção da doença

Criado por meio da Portaria do Ministério da Saúde GM nº. 707, de dezembro de 1988, no dia 27 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Com base nas recentes notícias que abordam os avanços tecnológicos e os novos tipos de tratamento, a população e a comunidade científica têm motivos para comemorar. De forma geral, entre 60% e 68% dos tipos de câncer já têm cura. Alguns tipos chegam a 100%. O grande desafio atualmente é, além de aumentar mais ainda a porcentagem de cura, evitar que o paciente tenha sua qualidade de vida comprometida pelas reações aos medicamentos do tratamento, preparando sua recuperação para os próximos anos de vida.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é a segunda doença que mais mata no mundo, com cerca de 9,6 milhões de óbitos por ano e, nos próximos 25 anos, passará a ser a primeira. O último relatório da OMS sobre projeção de tumores mostra o surgimento de 12,4 milhões de novos casos por ano. No Brasil, segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse número é de mais de 600 mil.

O tratamento do câncer hoje é multidisciplinar e envolve diversas áreas como hematologia, radioterapia, patologistas, especialistas em fertilidade e aconselhamento genético, além de psicólogas, nutricionistas e fisioterapeutas. Passa pela reintegração social do paciente pelo resto de sua vida, pois a maior parte dos pacientes ficará curada.

Parar de fumar, evitar o sedentarismo e modificar hábitos alimentares podem reduzir em um terço as mortes por câncer. Outro fator importante é evitar a exposição direta da pele ao sol, utilizando sempre protetor solar. Além desses cuidados, realizar periodicamente os exames que podem detectar a presença de qualquer alteração nos órgãos de maior incidência ao câncer. Em pacientes com forte história familiar e risco aumentado, exames genéticos hoje existentes, podem identificar alterações e ajudar no planejamento terapêutico precoce.

Para a mulher é essencial fazer mamografia uma vez por ano, a partir dos 40 anos de idade. Somente esta medida reduz a mortalidade por câncer de mama em 30%. Outros exames, como papanicolau e colonoscopia, são importantes para evitar casos de câncer de colo de útero e cólon, respectivamente. No homem é indicada a colonoscopia, além do toque da próstata e o exame de PSA, a partir dos 50 anos, para prevenção de câncer de cólon e próstata.

Para o IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha – Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h, o Dia Nacional de Combate ao Câncer é uma oportunidade para a promoção da informação e do fortalecimento para quem enfrenta a doença. Informação é prevenção!

 

Fontes: Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde – Biblioteca Virtual em Saúde, Instituto Nacional de Câncer (INCA) e Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT). Imagem: IPCEP.