IPCEP investe em visual lúdico em ala de pediatria no Hospital Geral de Mamanguape

Com o objetivo de propiciar um ambiente mais lúdico e mais humanizado às crianças hospitalizadas no Hospital Geral de Mamanguape, localizada no município de Mamanguape, no Estado da Paraíba, o Instituto de Psicologia Educacional e Profissional (IPCEP) investiu em um novo visual nas enfermarias da pediatria da unidade de saúde. As obras contemplam pintura, ambiente climatizado, além de uma decoração infantil. A estratégia é montar um espaço mais acolhedor para o público infantil. A ação faz parte da política de humanização desenvolvida na instituição de saúde.

De acordo com a supervisora assistencial da enfermaria pediátrica do hospital, Carmen Rosângela, tornar o ambiente de internação mais divertido gera transformações positivas no comportamento dos pequenos pacientes. “Sabemos que para as crianças a noção delas sobre o ambiente hospitalar é dor e medo. Mas, quando esse espaço ganha uma decoração alegre, cheio de cores e vida, ele passa a influenciar diretamente no comportamento da criançada, fazendo ela aceitar melhor o tratamento e consequentemente agilizando a sua recuperação”, explicou.

Já Pedro Lucas, psicólogo do complexo hospitalar, acrescentou que o novo ambiente ajuda no que se refere ao psicológico tanto da criança quanto dos seus acompanhantes. “Uma internação hospitalar abala o emocional de qualquer pessoa, sendo esta uma criança, é algo ainda mais delicado. São necessárias estratégias para evitar que elas fiquem deprimidas e ansiosas. Ter um ambiente harmonioso e bonito ajuda a relaxar e tranquilizar todos pacientes e seus acompanhantes.”, pontuou.
Apesar da mudança recente na decoração, já são muitos os relatos de pais e acompanhantes parabenizando ao Hospital Geral pela novidade, a exemplo de Luciene Miguel, mãe de Mateus Nascimento, de cinco anos, paciente da clínica pediátrica. “Está sendo importante na recuperação de meu filho. Os desenhos acabam ajudando a deixá-lo mais calmo e feliz. Já frequentei outros hospitais com ele, porém a sensação era de desconforto com o lugar. Aqui, ele age como se estivesse familiarizado com o espaço, respondendo melhor ao tratamento”, comemorou.

Hospital Geral de Mamanguape- Inaugurado em 02 de julho de 2014, a unidade hospitalar conta com 70 leitos e oferece aos seus pacientes exames laboratoriais, eletrocardiograma e raio-X. Quase 500 profissionais estão envolvidos no funcionamento do hospital, que presta atendimento aos moradores dos municípios que compõem a região do Vale do Mamanguape, composta pelas cidades de Rio Tinto, Pedro Régis, Mamanguape, Baía da Traição, Capim, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Marcação e Mataraca. Desde da inauguração o IPCEP vem gerenciando a unidade de saúde.