Hospital Estadual Getúlio Vargas é líder em captação de órgãos no Rio de Janeiro

Com um total de 08 notificações e captação de órgãos de 05 doadores, o trabalho desenvolvido pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Complexo Estadual de Saúde da Penha fez o Hospital Estadual Getúlio Vargas alcançar, em abril/22, o 1º lugar na captação de órgãos no Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o Sistema Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde, a lista do Estado conta com 46 unidades de referência e abrange doadores de múltiplos órgãos. Atualmente, o Programa Estadual de Transplantes (PET), da Secretaria de Estado de Saúde (SES), realiza captação e transplante de coração, fígado, rim, pâncreas, medula óssea, osso, pele, córnea e esclera.

“Esse resultado é muito importante e demonstra que o trabalho de todos os envolvidos faz a diferença. Ter o nosso serviço em primeiro lugar no Estado do Rio de Janeiro em captação de órgãos e tecidos nos traz muito orgulho e satisfação pelo trabalho desenvolvido”, afirma a Dra. Flávia Nobre, Diretora Técnica do Complexo Estadual de Saúde da Penha.

Patrícia de Oliveira Lamiz, Enfermeira da CIHDOTT e da OPO Norte/PET, ressalta a importância do resultado. “Isso só é possível porque a CIHDOTT não trabalha sozinha. É um trabalho de equipe que envolve todo o HEGV. É um desafio de conscientização e informação. Por isso, temos sempre que alertar para a importância de deixar a família avisada. A doação é o maior ato de amor que uma pessoa que vive a dor do luto pode ter”.

O Brasil tem o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, por meio do Sistema Único de Saúde. O SUS é responsável pelo financiamento de cerca de 95% dos transplantes no País.

Na foto, parte da equipe que participou da logística da primeira captação de pulmão no HEGV, no dia 23 de março, data histórica para a unidade.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha parabenizam os profissionais da CIHDOTT, Centro Cirúrgico, CTI e UPO do Hospital Estadual Getúlio Vargas e, também, do PET e da Captação do Estado do Rio de Janeiro.

 

Fontes: Ministério da Saúde, Sistema Nacional de Transplantes (SNT), OPO Norte-RJ e Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Hospital Estadual Getúlio Vargas. Foto: IPCEP.