Palestra no HEGV aborda direitos e deveres dos profissionais de Enfermagem

Da teoria à prática. Com o objetivo de promover uma discussão sobre os direitos e deveres dos profissionais da área, a Comissão de Ética de Enfermagem do Complexo Estadual de Saúde da Penha realizou na tarde do dia 06 de maio uma palestra para os Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem que atuam no Hospital Estadual Getúlio Vargas e na UPA Penha 24h. Prestigiaram o encontro, realizado no auditório do HEGV, a Gerente de Enfermagem, Enfermeira Lilian Simone, e a Coordenadora das Implantações das Comissões de Ética Institucional do Coren-RJ, Enfermeira Rosimere Maria da Silva. Na oportunidade, foram detalhadas as principais normas relacionadas à prática profissional e questões sobre a importância da ética para uma assistência segura ao paciente, livre de riscos por imprudência, imperícia e negligência.

“Conhecer a legislação da Enfermagem é essencial para o desenvolvimento na profissão. Na área da saúde, o discernimento é a ferramenta que auxilia o profissional na hora de tomar as decisões corretas, sendo o Código de Ética da Enfermagem o instrumento legal que dispõe sobre os princípios, direitos, deveres, proibições, infrações e penalidades referentes à conduta”, destacou Leandro Silva, Presidente da Comissão.

Técnico de Enfermagem há 04 anos, Rodolfo Duarte não se descuida da atualização profissional, pois sabe que em sua área a qualificação faz toda a diferença. “Os preceitos tratados na palestra são essenciais, principalmente, porque visa sempre o bem estar do paciente. Também é muito importante que sejam levados em conta na relação com as equipes multiprofissionais e os coordenadores. É necessário sermos honestos, assumirmos os erros, ajudar os colegas em dificuldade e não competir com outros profissionais de forma desleal, respeitar a diversidade de opinião e negar-se a realizar atividades, caso não tenha conhecimento ou competência técnica. Não há nada mais gratificante e ético do que cuidar de pessoas”, afirmou o colaborador da Clínica Médica do Getúlio Vargas.

A enfermagem é uma profissão da área de saúde cuja essência e especificidade são o cuidado do ser humano no âmbito individual, familiar e da comunidade, desenvolvendo atividades de promoção, recuperação e reabilitação da saúde e prevenção de doenças, e também compreende um componente próprio de conhecimentos científicos e técnicos, construído e reproduzido por um conjunto de pratica sociais, éticas e políticas que se processa pelo ensino, pesquisa e assistência.

Integram a Comissão de Ética de Enfermagem do Complexo Estadual de Saúde da Penha: Leandro Silva/Emergência – Presidente; Miriam Brandão/Pediatria – Vice-Presidente; Luciana Souza/Emergência – Primeira-Secretária; Alda Carvalho Rodrigues de Moraes/Pediatria – Segunda-Secretária; Karen Godoy/NEP, Beatriz Menezes/SCIH, João Vitor de Oliveira/UPO, Felipe Garcia/Clínica Cirúrgica e Wellerson Nascimento Cunha/Clínica Médica – Membros.

O Complexo Estadual de Saúde da Penha conta com diversas Comissões que atuam em diferentes áreas do Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h. Elas atendem às portarias e resoluções do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) e têm o apoio do IPCEP e da Direção das unidades.

 

Fontes: Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ), Portal da Enfermagem, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE) e Comissão de Ética de Enfermagem do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos: IPCEP.