Dia Nacional do Diabetes reforça a importância de hábitos saudáveis

Para promover a conscientização dos brasileiros sobre a doença, o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiram 26 de junho como o Dia Nacional do Diabetes. A data reforça a importância de hábitos saudáveis e serve como um alerta de combate e controle da enfermidade. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, mais de 12 milhões de brasileiros sofrem de diabetes.

O diabetes é uma doença crônica e silenciosa e, na maioria dos casos, sem cura. Ela compromete a qualidade de vida do paciente e muitas das vezes se manifesta já com sintomas graves e irreversíveis, o que aumenta a mortalidade, morbidade e sequelas, como, por exemplo, alteração visual e cegueira, doenças cardíacas, infarto, derrame, doenças renais, pé diabético e doenças vasculares periféricas.

Enquanto o diabetes tipo 1 aparece geralmente na infância e em pessoas com idade abaixo dos 35 anos, o tipo 2, o diabetes mais comum, ocorre por resistência à ação da insulina e tem o sobrepeso, a obesidade e o sedentarismo como os principais responsáveis.

A Dra. Sylvia Pavan, Coordenadora Médica do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Estadual Getúlio Vargas, foi diagnosticada com a diabetes há 35 anos. Ela é a prova viva de que, com equilíbrio, dá para conviver com a doença de forma saudável. “Eu tenho uma rotina de alimentação, tratamento, acompanhamento e exercícios físicos. Encaro tudo de maneira positiva. A diabetes me influenciou a buscar conhecer mais o meu próprio corpo e cuidar de verdade da minha saúde. Desistir, jamais! É uma missão de vida”, relata a Infectologista.

Hábitos saudáveis, o consumo de alimentação variada, sem exageros de açúcar e carboidratos, fazer atividade física regularmente e evitar sobrepeso e obesidade ajudam a evitar o desenvolvimento do diabetes.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha apoiam todas as ações do Dia Nacional do Diabetes.

 

Fontes: Ministério da Saúde, Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD), Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Foto: IPCEP.