Unidade de saúde administrada pelo IPCEP tem 97% de aprovação de usuários

Pesquisa de satisfação realizada no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, localizado em Santa Rita , na Paraíba, aponta que 97% dos usuários, pacientes e acompanhantes que dão entrada na unidade hospitalar estão satisfeitos com os serviços prestados pela unidade de saúde. O complexo hospitalar, desde sua inauguração, em abril, tem como gestora o Instituto de Psicologia Educacional e Profissional (IPCEP), que atua na Gestão e Consultoria em Saúde, desde atenção básica até unidades de alta complexidade.

Segundo a diretora de qualidade IPCEP, Isis Unfer, as pesquisas são um instrumento de gestão que visa conhecer como os usuários avaliam os serviços oferecidos pela unidade hospitalar à população paraibana. “As ações e serviços com altas taxas de satisfação são referências a serem adotadas por outros setores e as insatisfações são pontos que devem ser corrigidos para tornar eficiente a política de saúde adotada pela instituição em prol dos beneficiários”, explicou.

As pesquisas são realizadas diariamente na instituição de saúde pelas equipes do Núcleo de Qualidade, Ouvidoria e Recepção da instituição de saúde. No último mês, os setores que tiveram melhor desempenho foram o da limpeza com 97% de aprovação, enfermagem, 95% e as equipes médica e de laboratório com 93%. De julho a outubro, período que foi implantada a pesquisa, a menor média registrada foi de 90% de satisfação.

Sobre a metodologia, a ouvidora do Hospital Metropolitano, Maria do Socorro Silva, explicou como acontece a aplicação da pesquisa na instituição. “Os resultados são obtidos de forma espontânea. Os entrevistados preenchem um formulário e depositam nas urnas disponibilizadas na recepção principal. Realizamos também as aplicações das entrevistas por meio direto com o paciente e acompanhante. Os dados obtidos são condensados e transformados em relatórios, disponibilizado à direção do hospital e às coordenações dos setores avaliados”, esclareceu.

A acompanhante Erineide Martins, que cuida da filha de três meses interna pela neurologia, faz parte das estatísticas dos usuários satisfeitos com o atendimento oferecido no Hospital Metropolitano. “Estou muito satisfeita com a assistência prestada na unidade de saúde. Todos dão a minha pequena o melhor atendimento da equipe médica, enfermagem, técnicos, assistentes sociais, psicólogos, o pessoal da limpeza que deixa tudo bem limpinho. O Hospital até parece uma unidade de saúde particular”, destacou.

IPCEP – Associação civil filantrópica, atua na Gestão e Consultoria em Saúde, desde atenção básica até unidades de alta complexidade, oferecendo a aplicação de metodologias vencedoras executadas por profissionais com renomada experiência. Dentre suas missões destaca-se em promover ações e serviços para a atenção integral da população (assistência social, educação e saúde), com qualidade e celeridade, por meio de redes de atenção e cuidado resolutivas, além de ser reconhecida pela gestão eficiente dos recursos e excelência no atendimento e pesquisa em saúde.