Política de humanização norteia projetos administrados pelo IPCEP

Visando unir comportamento ético, conhecimento técnico e o entendimento necessário do histórico do paciente é que o Instituto de Psicologia Educacional e Profissional (IPCEP) vem investido na política de humanização nos projetos que vem coordenando. Nas unidades de saúde administradas pelo instituto, tais como: Hospital Geral de Mamangape e o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, ambos localizados no Estado da Paraíba. As ações de humanização hospitalar já fazem parte da rotina de trabalho dos complexos de saúde.

Na maternidade do Hospital Geral de Mamanguape, por exemplo, projetos como ‘Primeiro Click’, Curso para Gestantes, SPA Gestacional, Mamãe Beleza e Musicoterapia, fazem parte das atividades hospitalares e buscam tornar a experiência da maternidade das mães do Vale do Mamanguape, um momento especial.

Uma das beneficiadas pelo projeto ‘Primeiro Click’, a mamãe Patrícia Pereira, 30 anos, moradora da cidade de Rio Tinto, explicou a sensação de ver o primeiro registro do filho. “Muito lindo ver esse momento único do meu Pedro Arthur. Fiquei animada quando soube que tinha essa atividade aqui no hospital. Estava ansiosa para ganhar minha foto. Estou emocionada pelo lindo presente e de recebê-lo com o meu filho nos braços. Parabéns a unidade de saúde por esse lindo projeto”, agradeceu.

Em 2018, mais de mil recém-nascidos da maternidade do Hospital Geral de Mamanguape foram beneficiados pelo projeto ‘Primeiro Click’. A iniciativa consiste em registrar os primeiros momentos dos pequenos e presentear os familiares com a fotografia do mais novo integrante da família. O projeto faz parte da política de humanização desenvolvida na instituição de saúde.

Já no o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, durante as ações natalinas da instituição, os pacientes, acompanhantes e funcionários conferiram apresentações artísticas das bailarinas do estúdio de dança Ballet Rita Spinelli, da Orquestra Prima – Polo Alto das Populares, dos trabalhos dos voluntários da Faculdade Santa Emília de Rodat, e do grupo de humanização da unidade de saúde ‘Bate Coração’. As crianças internadas, na véspera do dia de Natal, participaram de brincadeiras e receberam a ilustre visita do bom velhinho que aproveitou e presenteou os pequenos pacientes.

Na ocasião, a emoção contagiou todos os presentes, os papais e funcionários da unidade hospitalar. Foi o caso de Jaciene da Conceição, que acompanha a filha de um ano e dois meses no hospital, internada pela cardiologia. “Foi lindo o momento. A ação foi mágica me levou às lágrimas. Por alguns momentos, pude me desligar do ambiente hospitalar e confraternizar com todos os presentes, neste período natalino” concluiu.

IPCEP – Associação civil filantrópica, atua na Gestão e Consultoria em Saúde, desde atenção básica até unidades de alta complexidade, oferecendo a aplicação de metodologias vencedoras executadas por profissionais com renomada experiência. Dentre suas missões destaca-se em promover ações e serviços para a atenção integral da população (assistência social, educação e saúde), com qualidade e celeridade, por meio de redes de atenção e cuidado resolutivas, além de ser reconhecida pela gestão eficiente dos recursos e excelência no atendimento e pesquisa em saúde.