Setembro Verde chama atenção para inclusão da pessoa com deficiência

21 de setembro é o Dia da Árvore, é a véspera do início da primavera no Hemisfério Sul e o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, instituído pela Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005. A mesma data é o Dia Mundial da pessoa com mal de Alzheimer. No dia seguinte, é de homenagem aos atletas paralímpicos. E, no dia 23, é a data internacional da língua de sinais, que promove a inclusão de pessoas surdas. O que os acontecimentos têm em comum? Eles simbolizam a renovação através de medidas que promovam a integração plena das pessoas com deficiência na sociedade.

O Setembro Verde tem como objetivo gerar visibilidade à causa da pessoa com deficiência e promover ações em prol desta pessoa. De acordo com o Censo do IBGE de 2010, o Brasil tem 45.606.048 pessoas com deficiência, o que equivale a 23,9% da população do País. 18,60% foram declaradas pessoas com deficiência visual, 7% com deficiência motora, 5,10% com deficiência auditiva e 1,40% com deficiência mental.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha – Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h apoiam todas as ações do Setembro Verde. Incluir é mais do que promover o acesso. É dar condições de permanência e êxito.

 

Fontes: Federação Nacional das APAES – APAE Brasil, IBGE, Agência Brasil e Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência – ONU. Arte: IPCEP.