Dia Mundial de Combate ao Estresse. Cuide da sua saúde e fique de bem com a vida!

Mais conhecido como o “mal do século”, o calendário mundial assinala 23 de setembro como o Dia Mundial de Combate ao Estresse. Segundo levantamento da Associação Internacional do Controle do Estresse (ISMA-BR), o Brasil é o segundo país com maior nível de estresse em todo o mundo. Em números, 70% da população brasileira já apresentaram sintomas relacionados ao estresse, que podem se manifestar em quatro categorias: físicas, emocionais, comportamentais e cognitivas. A data serve como um alerta sobre a importância da saúde e do equilíbrio mental.

Desordens do sono e no humor, falta de concentração, depressão, ansiedade, dificuldade de memorização, consumo descontrolado de álcool e cigarros, uso abusivo de outras drogas, perda de apetite ou compulsão alimentar, cansaço e indisposição, tensão e dores musculares, preocupação excessiva ou desinteresse pelas coisas, insatisfação no trabalho, temperamento explosivo. É muito importante estar atento a estes sinais de estresse e buscar o tratamento adequado.

Para o IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha – Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h, quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as chances de vencer as doenças causadas pelo estresse. Cuide da sua saúde e fique de bem com a vida!

 

Fontes: Associação Internacional do Controle do Estresse (ISMA-BR), UNIFESP e Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. Arte: IPCEP.