Gente que cuida da gente merece nossos parabéns

Provavelmente você já ouviu a famosa expressão “passa no DP”. Para muitos, gera preocupação e arrepios; para outros, alegrias. Mas, mais que demitir ou contratar, este departamento tem um papel fundamental para o pleno funcionamento de uma empresa. Ele é responsável por tudo o que envolve o capital humano. E para celebrar os profissionais deste setor, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 3 de junho como o Dia Mundial do Administrador de Pessoal. A data foi comemorada pela primeira vez em 3 de junho de 1976, mesmo dia em que foi fundada a Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas, a WFPMA (World Federation of People Management Associations).

Na ocasião, vários países adotaram a data como o Dia Mundial do Administrador de Pessoal ou Dia Internacional do Profissional de RH. Aqui no Brasil, ela ganhou destaque após o reconhecimento desses profissionais por Genézio Lucone, fundador da Associação Paulista de Administração Pessoal, que hoje é a Administração Brasileira de Recursos Humanos — a ABRH.

As atribuições do Administrador de Pessoal são muitas. Sob sua responsabilidade estão todos os trâmites ligados a admissões e demissões, integração, avaliação de desempenho, elaboração da folha de pagamento, férias, afastamentos, identificar e treinar líderes, entre outras tantas tarefas.

O Instituto de Psicologia Clínica, Educacional e Profissional e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha comemoram a data e parabenizam os profissionais do Departamento Pessoal/Recursos Humanos que, com competência e dedicação, cuidam dos trabalhadores que atuam no IPCEP, no Hospital Estadual Getúlio Vargas e na UPA Penha 24h.

 

Fontes: Organização das Nações Unidas (ONU), World Federation of People Management Associations (WFPMA), Administração Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Mundo RH e Departamento Pessoal/Recursos Humanos do IPCEP. Foto: Vinicius de Oliveira. Arte: IPCEP.