Ação destaca importância do papel exercido pelo paciente, familiares e cuidadores

O mês de setembro é marcado por diversas cores alusivas a questões de saúde, entre elas, a cor laranja, voltada para a conscientização da segurança do paciente, tendo o dia 17 celebrado como o Dia Mundial de Segurança do Paciente. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que anualmente busca fortalecer o cuidado a esse público, reduzindo os riscos à saúde por meio de estratégias e ações.

Reconhecendo o importante papel dos pacientes, familiares e cuidadores para o fortalecimento da segurança no cuidado, o tema escolhido para este ano foi “Engajar pacientes para a segurança do paciente”, e conta com o slogan “Vamos dar voz aos pacientes!”.

O Complexo Estadual de Saúde da Penha apoia esta campanha e elaborou uma programação alusiva ao tema que envolveu uma ação educativa junto aos familiares e acompanhantes sobre a sua participação no processo do cuidado seguro, com entrega do manual do paciente, realização de orientações e um singelo brinde.

As metas Internacionais para Segurança do Paciente, de acordo com o Ministério da Saúde são: (1) Identificar corretamente o paciente; (2) Melhorar a comunicação na saúde; (3) Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; (4) Garantir a segurança na cirurgia; (5) Reduzir as infecções no ambiente hospitalar; e (6) Reduzir o risco de quedas e lesão por pressão.

O Hospital Estadual Getúlio Vargas e a UPA Penha 24h realizam um trabalho contínuo em prol da qualidade assistencial e fortalecimento da cultura de segurança do paciente. A coordenadora do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) destaca que todos os profissionais de saúde devem reconhecer a importância da segurança do paciente nas instituições de saúde. “Envolver pacientes e familiares nos cuidados em saúde permite que as barreiras de segurança e os processos de qualidade sejam mais efetivos, evitando, assim, danos desnecessários”, afirmou a enfermeira Juliana Nepomuceno.

O comprometimento com a segurança do paciente faz parte do conjunto de valores do IPCEP e da Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha, que apoiam a implementação de iniciativas voltadas que consideram o paciente como sujeito e objeto final do cuidado em saúde.

 

Fontes: Organização Mundial de Saúde (OMS), Joint Commission International (JCI), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Ministério da Saúde – Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP). Fotos: IPCEP.