Agradecer e celebrar. 25 de novembro – Dia Mundial de Ação de Graças

O Dia Mundial de Ação de Graças ou Dia de Ação de Graças é celebrado na quarta quinta-feira de novembro. Este ano, 2021, no dia 25 de novembro. É uma das datas mais importantes dos Estados Unidos e do Canadá, assim como o Natal e o Ano Novo. Trata-se de um feriado nacional nos dois países, entretanto, no Canadá é celebrado em um dia diferente, na segunda segunda-feira do mês de outubro.

No Brasil, nem todos comemoram o Dia de Ação de Graças. Geralmente, o dia de agradecimento fica a cargo de algumas igrejas protestantes, bem como de famílias cuja origem seja norte-americana. A comemoração foi instituída no Brasil pela Lei nº. 781, de 17 de agosto de 1949, sugerida pelo embaixador Joaquim Nabuco durante o governo de Gaspar Dutra. Entretanto, apenas no ano de 1966, com a Lei nº. 5.110, foi instituído que a comemoração ocorreria no mesmo dia que é celebrada nos EUA, na quarta quinta-feira de novembro.

A data remete à gratidão que devemos ter pelas coisas boas que nos ocorrem no decorrer do ano e, originalmente, era comemorada após as colheitas como uma forma de agradecimento pela produção agrícola, os benefícios que traria à população, bem como à fartura. O Dia Mundial de Ação de Graças, ainda que seja um feriado religioso, de agradecimento, é comemorada em diversos países, independentemente da religião seguida. Além de expressar gratidão a Deus, as pessoas demonstram carinho entre si.

Na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças é quando ocorre a tão esperada Black Friday, mais conhecida do que o feriado aqui no Brasil, onde empresas costumam oferecer grandes descontos em seus produtos.

O Dia de Ação de Graças é dia de amar, acreditar, viver e, principalmente, agradecer por diversas coisas em nossa vida, não importa o que seja. É próprio das almas nobres agradecer sempre e por todas as coisas.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha – Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h celebram o Dia Mundial de Ação de Graças.

 

Fontes: Jornal DCI, Portal Metodista, Educa Mais Brasil e Calendarr. Imagem: IPCEP.