Amor ao próximo. 25 de novembro – Dia do Doador Voluntário de Sangue

A cada bolsa de sangue doada, até quatro vidas podem ser salvas no país, segundo estatísticas do Ministério da Saúde. Doar sangue é um ato de solidariedade humana, que ajuda a salvar milhares de vidas todos os dias.

No Dia do Doador Voluntário de Sangue, comemorado em 25 de novembro, o IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha reforçam a importância da doação regular desse insumo vital. A data foi criada por meio do Decreto Presidencial, Lei nº. 53.988, de 30 de junho de 1964, para marcar a fundação do primeiro centro de doadores voluntários de sangue no país. No Brasil, cerca de 3,3 milhões de pessoas são doadoras de sangue. Isso significa que 16, a cada mil pessoas, doam sangue regularmente.

A data, além de homenagear as pessoas que reservam um tempinho do seu dia para doar sangue, também serve para informar e conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de sangue. Os doadores também podem celebrar o digno ato de doar sangue no dia 14 de junho, o Dia Mundial do Doador de Sangue.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil, esse número é preocupante, pois não chega a 2%. Esta quantidade ainda sofre uma queda alarmante durante os feriados e as férias, períodos em quem os hemocentros operam com menos que o mínimo necessário.

Para o IPCEP e Direção do Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h, a doação de sangue é um gesto humanitário de solidariedade, cidadania, amor ao próximo e bem-estar coletivo. Uma única doação de sangue dura poucos minutos e é suficiente para salvar várias vidas.

De acordo com o HEMORIO, os requisitos básicos para doar sangue são:

– Estar em boas condições de saúde.

– Ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias (jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável).

– Pesar no mínimo 50kg.

– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

– Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 03 horas que antecedem a doação.

– Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Certificado de Reservista).

O HEMORIO fica na Rua Frei Caneca, 8 – Centro – Rio de Janeiro.

Disque Sangue: 0800 2820708.

 

Fontes: Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde, Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (HEMORIO), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Calendarr. Arte: IPCEP.