Câncer de pele é tema da Campanha Dezembro Laranja

Intitulada de “Seu sol, sua pele, sua proteção. Cada um com a sua prevenção”, a campanha tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de se prevenir da incidência dos raios solares de forma responsável, independentemente do tipo de pele.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), os números de câncer de pele no Brasil são preocupantes. A doença corresponde a 27% de todos os tumores malignos no país. O INCA aponta que, em 2020, foram registrados 8,5 mil novos casos.

Entre os principais sintomas que devem ser observados estão manchas, pintas ou lesões na pele que sangram com facilidade ou não cicatrizam, com textura, mudança de coloração e bordas irregulares, crescimento significativo. Os sintomas podem variar para cada paciente, por isso a importância de conhecer bem a própria pele e procurar orientação médica ao primeiro sinal de alteração.

Criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, as ações da Campanha contam com o apoio do Instituto Positiva Social e da Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha e recomendam evitar a exposição excessiva à radiação solar, composta pelos raios UVB (responsável pela queimadura avermelhada da pele) e UVA (ultravioleta), principalmente entre 10h e 16h; adotar medidas simples de proteção, como o uso de filtro solar, boné, chapéu; e ter o acompanhamento anual e periódico com um dermatologista.

 

Fontes: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Instituto Nacional de Câncer (INCA), Ministério da Saúde – Biblioteca Virtual em Saúde e Agência Brasil. Arte: Positiva.