Capacitação em Acolhimento em Hotelaria Hospitalar

A equipe de Hotelaria Hospitalar da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) realizou nos dias 30 e 31 de agosto a capacitação com o tema “Acolhimento em Hotelaria Hospitalar” para os colaboradores administrativos do Hospital Estadual Getúlio Vargas e da UPA Penha 24h.

Maqueiros, recepcionistas e controladores de acesso participaram do encontro, que tem como objetivo sensibilizar sobre a importância e a responsabilidade de todos no processo de acolhimento dos pacientes e usuários das unidades, desde sua entrada até sua saída, aprimorando os métodos de abordagem comportamental e postural no ambiente hospitalar.

A humanização do acolhimento é fundamental para a qualidade dos serviços oferecidos ao usuário do SUS e para o relacionamento entre paciente-atendente. Saber ouvir, receber, orientar, se colocar no lugar do outro e ter autocontrole para momentos de crise são essenciais para quem trabalha em um ambiente hospitalar.

Para o IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha, sensibilidade frente ao sofrimento e perceber o paciente de maneira integral são fundamentais para a realização de um tratamento humanizado.

 

Fonte: Hotelaria Hospitalar da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Foto: IPCEP.