CIPA do HEGV realiza primeira reunião e já define ações da gestão 2023/24

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) do Hospital Estadual Getúlio Vargas se reuniu na terça-feira, 06 de abril, pela primeira vez desde a posse dos atuais integrantes em fevereiro deste ano. O mandato é de um ano e se estende até 2024.

Os trabalhos foram conduzidos pela presidente, enfermeira Daniele Madureira da Silva Lacerda, que deu andamento à pauta com os seguintes assuntos: elaboração do plano de ação; estabelecimento do calendário anual de reuniões; acolhimento de sugestões de atividades mensais; nomeação das secretárias – Sandra Maria Factum Santos da Hora e Adriana Rodrigues Zaru Calicchio Viana; e troca de informações e maior integração entre os membros.

“O hospital é um ambiente bastante complexo, com uma rotina intensa. Isso faz com que os trabalhadores acabem se descuidando algumas vezes. Na ânsia de atender bem os pacientes, deixam para segundo plano a saúde deles próprios. A CIPA continuará atuando para que esse cuidado pessoal seja intensificado no HEGV”, garante a coordenadora de enfermagem do centro cirúrgico, que começa o seu segundo ano à frente da Comissão.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é regida pela Norma Regulamentadora Nº 5 da Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego. Tem como objetivo ser a ferramenta mais importante dos trabalhadores para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente e de todos os aspectos que afetam a saúde e segurança do colaborador.

Ao final do encontro, os cipeiros receberam das mãos da presidente uma caixa com chocolate, uma garrafa com água, boton e braçadeira da CIPA.

 

Fontes: Ministério do Trabalho e Emprego e Assessoria de Comunicação do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Fotos: IPCEP.