Comissão de Curativos realiza treinamento sobre Terapia de Feridas por Pressão Negativa

O Complexo Estadual de Saúde da Penha, através da Comissão de Curativos do Hospital Estadual Getúlio Vargas, promoveu, no dia 27 de abril, um treinamento sobre Terapia de Feridas por Pressão Negativa (TFPN) para enfermeiros, médicos residentes e acadêmicos de medicina, com o objetivo de conscientizar os participantes a respeito das indicações, contraindicações e a funcionalidade da TFPN.

A TFPN está indicada para tratamento de qualquer tipo de ferida, desde incisões cirúrgicas em cirurgia ortopédica, plástica, até feridas complexas e de difícil cicatrização causadas por traumas, infecções, doenças vasculares e diabetes. Seu conceito baseia-se na utilização de um sistema de pressão negativa que aumenta a vascularização do tecido lesado e, com isso, acelera o processo de cicatrização.

A capacitação foi realizada por Rachel Ferreira, da KM Materiais Médicos, empresa especializada em materiais cirúrgicos e hospitalares.

Manter os profissionais motivados e oferecer capacitação, qualificação, suporte e acompanhamento são, para o IPCEP e Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha, fundamentais para potencializar o alcance e a eficácia no atendimento no Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h.

 

Fonte: Comissão de Curativos do Hospital Estadual Getúlio Vargas. Fotos: IPCEP.