Complexo Estadual de Saúde da Penha lança seu próprio grupo de palhaçaria hospitalar

O Complexo Estadual de Saúde da Penha lança seu próprio grupo de palhaçaria hospitalar. Batizado de “Os Vargas”, a trupe estreou no dia 10 de outubro na ala pediátrica do Hospital Estadual Getúlio Vargas, percorrendo todos os setores do HEGV e da UPA Penha, levando leito a leito um roteiro com muita música, improviso e brincadeiras.

O grupo, que irá promover ações mensais e em programações especiais, surgiu como sugestão da equipe de Humanização das unidades para transformar o ambiente e aumentar a colaboração e o relacionamento entre pacientes, familiares e acompanhantes e equipes da saúde.

Os Vargas é formado por 16 voluntários, todos eles colaboradores que trabalham no próprio complexo hospitalar da rede estadual de saúde. Com um violão roxo, pandeireta, sapatos enormes, jaleco branco, seringas gigantes e o nariz vermelho, a dra. Palhaça Simeticona, o dr. Palhaço KáKáKáreKinha, a dra. Palhaça Alegria Atrapalhada, a dra. Palhaça Pipoquinha, a dra. Palhaça Yumi do Manto, entre outros, irão contribuir para aliviar as tensões emocionais dentro do ambiente hospitalar.

O figurino caprichado e colorido é composto por doação dos próprios colaboradores e do IPCEP, que faz a gestão, em parceria com a SES, do Complexo Estadual de Saúde da Penha.

Muito mais do que levar alegria e arrancar gargalhadas, Os Vargas têm um papel fundamental para o paciente e o tratamento no HEGV e na Unidade de Pronto Atendimento da Penha: promover o bem-estar!

Os Vargas – humanizar e transformar ambientes de cuidado com a saúde através da palhaçaria.

 

Fontes: Equipe de Humanização e Assessoria de Comunicação e Eventos do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Foto: IPCEP.