Complexo Estadual de Saúde da Penha realiza Acolhimento Institucional para estágio hospitalar

Na manhã do dia 1º de agosto, a Coordenação do Núcleo de Educação Permanente/Centro de Estudo e Aperfeiçoamento do Complexo Estadual de Saúde da Penha recepcionou, no auditório do Hospital Estadual Getúlio Vargas, 19 alunas do Colégio Estadual Hilton Gama, situado em São João de Meriti – RJ, para estágio hospitalar, por um período de três meses, como Técnicas em Enfermagem.

O Programa de Estágio do HEGV, que tem o apoio da Superintendência de Educação/Coordenação de Ensino para a inserção dos alunos e incentivo à formação da força de trabalho para o SUS, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), existe há mais de 20 anos e já contribuiu com a capacitação profissional de mais de 500 estudantes.

Participaram do Acolhimento Institucional a Gerente de Enfermagem, Enfermeira Lilian Simone; a Coordenadora de Enfermagem do Bloco Cirúrgico, Enfermeira Marianna Damasceno; a Coordenadora de Enfermagem da Clínica Médica, Enfermeira Daiane Karla Couto da Silva; e o Coordenador do NEP/CEA, Enfermeiro Márnio Mesquita.

A Professora Paula Frazão, responsável pelas educandas, fala da importância desse estágio na vida das estudantes: “O Hospital Estadual Getúlio Vargas é uma unidade de referência e credibilidade. Nesses três meses intensos de estágio, será a grande oportunidade de colocar em prática toda a bagagem de aprendizado teórico em favor da população, usuária do Sistema Único de Saúde. Não tenho dúvidas que elas sairão daqui ainda mais preparadas para o mercado de trabalho”, afirmou a Enfermeira.

Para Alessandra Vanessa da Conceição Silva Germano, de 39 anos, o estágio é uma grande oportunidade de aprendizado profissional e humano. “Já sou da área da saúde, formada em análises clínicas. Trabalhei no Hospital Central Aristarcho Pessoa, do Corpo de Bombeiros. Dentro daquela unidade, tive grandes experiências de vida na emergência e pediatria, e meus olhos foram abertos para a enfermagem. Mas quando atuei no CTI, área que desejo me especializar, o meu coração foi totalmente conquistado. Eu simplesmente me apaixonei pela profissão! O Getúlio Vargas é uma porta única, e enorme, para o início de carreira de todas nós”, declarou a aluna.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha dão as boas-vindas às novas integrantes do Programa de Estágio do Hospital Estadual Getúlio Vargas.

 

Fonte: Coordenação do Núcleo de Educação Permanente/Centro de Estudo e Aperfeiçoamento do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Foto: IPCEP.