Complexo Estadual de Saúde da Penha realiza Acolhimento Institucional para estágio hospitalar

Na manhã do dia 15/08/22, a Coordenação do Núcleo de Educação Permanente/Centro de Estudo e Aperfeiçoamento do Complexo Estadual de Saúde da Penha recepcionou, no auditório do Hospital Estadual Getúlio Vargas, 20 alunos do Colégio Profissionalizante Santos Maia, situado em Campo Grande – RJ, para estágio hospitalar, por um período de três meses, como Técnicos em Enfermagem.

O Programa de Estágio do HEGV, que tem o apoio da Superintendência de Educação/Coordenação de Ensino para a inserção dos alunos e incentivo à formação da força de trabalho para o SUS, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), existe há mais de 20 anos e já contribui com a capacitação profissional de mais de 500 estudantes.

Participaram do Acolhimento Institucional a Gerente de Enfermagem, Enfermeira Lilian Simone; a Coordenadora de Enfermagem do Bloco Cirúrgico, Enfermeira Marianna Damasceno; a Coordenadora de Enfermagem da Clínica Médica, Enfermeira Daiane Karla Couto da Silva; e do NEP/CEA, o Coordenador, Enfermeiro Márnio Mesquita, e a Enfermeira Suellen Gonçalves Sangenito.

A Professora Thaís Mara de Souza de Paula e Oliveira, responsável pelos educandos, fala da importância desse estágio na vida das estudantes: “O Hospital Estadual Getúlio Vargas é uma unidade de referência e credibilidade. É um hospital de portas abertas. Aqui é uma escola de aprendizado prático! Não tenho dúvidas que eles sairão daqui ainda mais preparados para o mercado de trabalho”, afirmou a Enfermeira.

Diego Alves Rodrigues, de 23 anos, comenta sobre a escolha do curso e da importância do estágio no HEGV. “Escolhi esse curso porque há no meu coração o desejo de ajudar a promover a saúde para aqueles que mais precisam. A mobilização para cuidar do outro é uma missão. É a minha missão. O Getúlio Vargas é um hospital especializado em trauma e com um grande número de atendimento. Aqui dentro é um dos melhores locais para se aprender mais sobre a minha profissão”, declarou o aluno.

Leonardo da Silva da Costa, de 24 anos, escolheu a profissão porque também tem o desejo de cuidar do próximo. “Ver um paciente recuperado é uma felicidade, uma virtude. No Hospital Estadual Getúlio Vargas é a hora de sair da teoria e, literalmente, colocar a mão na massa. Neste local terei a grande oportunidade de aprender a contribuir para a volta do paciente para casa cuidado, restabelecido e curado”, aponta o estudante.

Para Vinícius de Amorim Tavares, de 40 anos, o estágio é uma grande oportunidade de aprendizado profissional e humano. “Muita gente da minha família trabalha na área e eu gosto muito da enfermagem. Cresci vendo meus pais e tios salvando vidas e, agora, chegou a minha vez. No HEGV, vou encontrar a realidade do Rio de Janeiro. Não teria lugar melhor para começar”, expressa o futuro profissional de saúde.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha dão as boas-vindas aos novos integrantes do Programa de Estágio do Hospital Estadual Getúlio Vargas.

 

Fonte: Coordenação do Núcleo de Educação Permanente/Centro de Estudo e Aperfeiçoamento do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Foto: IPCEP.