Dezembro Vermelho e o Dia Mundial de Luta contra a AIDS

1º de dezembro comemora-se o Dia Mundial da Luta contra a AIDS. A data foi definida em 1988, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como forma de conscientização e de estímulo ao aumento nas medidas de prevenção, diagnóstico, cuidados e tratamento para garantir mais qualidade de vida aos portadores do vírus HIV.

Estas ações incluem: aumentar a disponibilidade, qualidade e adequação dos serviços, para o tratamento, testagem e prevenção do HIV, a fim de que todas as pessoas sejam bem atendidas; reformar leis, políticas e práticas para superar o estigma e a discriminação experimentados pelas pessoas que vivem com HIV e AIDS e das principais populações marginalizadas, para que todas as pessoas sejam respeitadas e atendidas de forma correta e respeitosa; assegurar o compartilhamento de tecnologias para possibilitar o acesso equitativo das comunidades e diferentes regiões de países desenvolvidos, e de baixa e média renda ao melhor da ciência relacionada ao HIV.

O mundo pode acabar com a AIDS, com as comunidades liderando o caminho. Essa é a mensagem do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS 2023. Organizações da sociedade civil que vivem com, estão em risco de, ou são afetadas pelo HIV são a linha de frente do progresso na resposta ao HIV. Comunidades conectam serviços de saúde pública com as pessoas, colocando-as no centro da resposta, constroem confiança, inovam, monitoram a implementação de políticas e serviços, e responsabilizam os setores provedores.

O fim da AIDS só pode ser alcançado se lidarmos com as desigualdades que a impulsionam. As lideranças mundiais precisam agir com ousadia e responsabilidade. E todos nós, em todos os lugares, devemos fazer tudo o que pudermos para também ajudar a combater as desigualdades.

O Instituto Positiva Social e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha apoiam o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Com informação, prevenção e sem tabus, é possível vencer o HIV e a AIDS. Conscientize-se e use sempre camisinha! Em caso de dúvidas e para saber mais sobre a testagem e o tratamento, utilize o Disque Saúde (136) ou o Disque AIDS: 0800-541-0197.

 

Fontes: Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e Ministério da Saúde – Boletim Epidemiológico HIV/AIDS. Arte: Positiva.