Dia do Dermatologista – sua pele nas mãos de quem realmente entende

A Dermatologia no Brasil teve início como especialidade entre o final do século XIX e o começo do XX. No dia 4 de fevereiro de 1912, um grupo de 18 médicos idealistas fundou a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A sessão inaugural ocorreu no Pavilhão Miguel Couto, da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, tendo seu estatuto registrado no dia seguinte, 5 de fevereiro, data em que se comemora, desde 2000, o Dia do Dermatologista.

O Dermatologista é o profissional que diagnostica e trata as doenças que acometem a pele, a mucosa, as unhas e os cabelos.  Além de cuidar da saúde, o Dermatologista é habilitado também a cuidar da parte estética da pele.

A dermatologia tem sua importância comprovada no mundo todo, mas no Brasil, país com dimensões continentais e muita gente exposta aos raios ultravioletas o ano todo, a importância ganha ingredientes extras. A participação da sociedade dermatológica nas campanhas de assistência e esclarecimento da população, como o Janeiro Roxo, mês dedicado à conscientização e à prevenção e tratamento precoce da hanseníase, dá mostra da preocupação destes médicos com o bem-estar da população.

Todo o cuidado com a pele, não importando se estético ou de saúde, precisa partir de um profissional médico dermatologista. Somente este pode diagnosticar doenças que aparecem na pele sem ignorar sinais que, para leigos, passariam sem a devida atenção.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha cumprimentam todos os dermatologistas, profissionais que contribuem cada vez mais para um Brasil consciente sobre a saúde da pele.

 

Fontes: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Federação Médica Brasileira (FMB) e Jornal do Médico. Arte: IPCEP.