Dia do Fisioterapeuta é comemorado com café da tarde no Complexo Estadual de Saúde da Penha

O Complexo Estadual de Saúde da Penha realizou na tarde do dia 18 de outubro um café da tarde especial em comemoração ao Dia Nacional do Fisioterapeuta, celebrado anualmente em 13 de outubro. A ação, promovida pela empresa de PJ médica GPC, foi realizada com grande entusiasmo e gratidão à equipe coesa e atenta às necessidades dos pacientes usuários do Sistema Único de Saúde.

O coordenador do serviço de fisioterapia expressou gratidão aos fisioterapeutas: “Hoje celebramos a dedicação incansável de vocês. Reconhecemos o papel fundamental de cada profissional na jornada de recuperação de nossos pacientes, melhorando sua qualidade de vida e acelerando a volta à saúde plena. É com grande orgulho que temos essa equipe competente e comprometida conosco, contribuindo significativamente para o bem-estar de nossos pacientes”, destacou Orlando Feitosa.

Em 13 de outubro, no Brasil, comemora-se o Dia Nacional do Fisioterapeuta e, também, o Dia do Terapeuta Ocupacional. A data foi criada através do Decreto-Lei nº 938, de 13/10/1969, que regulamenta a atividade desses profissionais no país, e instituída em 2015, pela Lei nº 13.084. No mundo, o Dia Mundial do Fisioterapeuta é celebrado em 8 de setembro.

O fisioterapeuta possui uma atuação que vai além da reabilitação após acidentes e traumas, sendo essencial na prevenção de lesões graves e na promoção da saúde. Entre os importantes papéis desempenhados por esse profissional, podemos citar a terapia realizada com pacientes com problemas respiratórios e pessoas que passam grandes períodos internadas em hospitais, como em UTIs, bem como o reestabelecimento da qualidade de vida de idosos, com ações que melhorem problemas musculares e de coluna.

O IPCEP e a Direção do Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h parabenizam estes profissionais da saúde que são de importância fundamental na recuperação e melhoria na qualidade de vida dos pacientes do Complexo Estadual de Saúde da Penha.

 

Fontes: Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2), Brasil Escola, Calendarr e Coordenação de Fisioterapia do Complexo Estadual de Saúde da Penha. Foto: IPCEP.