Dia do Médico merece ser lembrado e celebrado

O Brasil comemora o Dia do Médico em 18 de outubro, mesmo dia em que a Igreja Católica celebra o Dia de São Lucas, que foi médico e o terceiro dos quatro evangelistas do Novo Testamento. O estabelecimento do Dia do Médico no Brasil é atribuído a Eurico Branco Ribeiro, um conhecido médico paranaense. Entretanto, não existem informações exatas sobre quando a data foi estabelecida no país.

A comemoração do Dia do Médico é uma forma da sociedade como um todo reconhecer e homenagear o trabalho desse profissional, cujas ações são essenciais para a promoção e a proteção da saúde e bem-estar da população.

Atentos à dor alheia e dispostos a salvar, os profissionais que fizeram o juramento de Hipócrates, independentemente da idade ou do número de anos trabalhados, sabem que o valor maior do ofício está em cuidar dos pacientes em prol do bem maior: a vida.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha parabenizam os médicos e as médicas do Hospital Estadual Getúlio Vargas e da UPA Penha 24h. Acolham os nossos agradecimentos, admiração e respeito!

 

Fontes: Conselho Federal de Medicina (CFM), Federação Médica Brasileira (FMB), iMedicina Blog e Calendarr. Arte: IPCEP.