Dia do Motorista: as mãos que conduzem o país

Seja no volante de um carro, caminhão ou ônibus, os motoristas são os principais responsáveis por movimentar o país, transportando pessoas, alimentos, mercadorias, grãos e muitos outros produtos e insumos. E por isso, existe uma data para celebrar essa profissão: o dia do motorista, comemorado em 25 de julho em todo o país.

A ideia para o dia do motorista teve influência religiosa. No calendário cristão,o dia 25 de julho é o dia de São Cristóvão. O santo é conhecido como padroeiro dos motoristas e viajantes.

A história por trás do dia do motorista é bem antiga. Conta-se que São Cristóvão evangelizava pessoas enquanto servia como ponte, carregando-as de um lado a outro de um rio. E assim, a data foi escolhida e adaptada para celebrar o trabalho daqueles que passam parte do dia atrás do volante, servindo as pessoas.

Ser motorista é uma profissão com muitos desafios, que exige força de vontade, muita coragem e, acima de tudo, ter verdadeira paixão pelo volante e pela estrada.

É graças a estes profissionais que temos acesso a medicamentos, alimentação, roupas e outros insumos básicos para ter uma vida digna e segura.

O Instituto de Psicologia Clínica, Educacional e Profissional e a Direção do Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h desejam um feliz dia do motorista a todos aqueles que não nos deixam faltar nada e são essenciais para a economia do país, em especial ao colaborador Jorge Magno Menezes Pinto, motorista do IPCEP no Complexo Estadual de Saúde da Penha.

 

Fontes: Confederação Nacional do Transporte (CNT), Jornal do Commercio, Calendarr e Blog Dia do Motorista. Foto: IPCEP.