Dia Internacional do Homem alerta para cuidados com a saúde masculina

O Dia Internacional do Homem é uma comemoração que promove, sempre em 19 de novembro, os aspectos positivos da identidade masculina. Esta celebração surgiu em 1999 por iniciativa do Dr. Jerome Teeluksinghprofessor de história da Universidade das Índias Ocidentais, em Trinidade e Tobago, durante um seminário público sobre violência e crimes domésticos.

Ao contrário de outras datas, como o Dia dos Pais, o Dia Internacional do Homem procura reconhecer o trabalho e as contribuições positivas que deram à sociedade, mesmo aqueles que não são pais, mas que também são indivíduos que servem como modelos a seguir.

A data vem como um alerta para que os homens cuidem da saúde. Recentemente, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) divulgou a estimativa da doença e adverte para os tipos de cânceres que mais deverão acometer à população masculina. De acordo com o relatório, no Brasil, teremos mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata, seguido por cerca de 20 mil novos casos de cólon e mais de 17 mil novos casos de câncer de pulmão na população masculina. Com relação à mortalidade, os mais letais são, em ordem de prevalência, pulmão, próstata, cólon, estômago e esôfago. E a razão dessa agressividade do tumor muitas vezes se dá em detrimento da existência ou não de um diagnóstico e tratamento rápido e eficiente.

No Brasil, estima-se que cerca de 40% dos homens, até 39 anos, e 20%, acima dos 40, só procuram um médico quando sentem algum sintoma.

No Dia Internacional do Homem, o IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha alertam que é fundamental a prevenção feita pelo check-up anual e o diagnóstico precoce para um prognóstico favorável. Que tal cuidar ainda mais da saúde para comemorar este dia por muitos e muitos anos?

 

Fontes: Ministério da Saúde – Agência Nacional de Saúde Suplementar, Ministério da Saúde – Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, Instituto Nacional de Câncer (INCA), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS). Arte: IPCEP.