Dia mundial chama atenção para a importância de lavar as mãos

No dia 15 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Lavagem das Mãos. A data, criada pela organização não-governamental Global Handwashing Partnership (GHP), visa chamar a atenção para essa atitude cotidiana em sua contribuição para evitar a contaminação e a infecção de pessoas. Neste ano, o tema é “Unidos pela Higiene Universal das Mãos”, que enfatiza a necessidade de todas as partes interessadas trabalharem juntas em harmonia para alcançar uma higiene eficaz das mãos para todos. Assim, não importa o seu papel, você também pode comemorar o Dia Mundial da Lavagem das Mãos.

Uma boa higienização das mãos é vital na prevenção de quaisquer infecções adquiridas na atenção à saúde, a propagação da resistência antimicrobiana e outras ameaças emergentes à saúde. Assim como em outras partes do mundo, também no Brasil a falta de acesso a serviços essenciais faz com que muitas pessoas não consigam realizar um gesto que deveria ser corriqueiro: a prática de lavar as mãos. O Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) aponta que 16,3% dos pouco mais de 210 milhões de habitantes pesquisados em 2018 não eram servidos por rede de água e 46% não tinham esgoto coletado.

Para a prevenção de doenças como herpes, gripe e outras viroses, água e sabão nunca são demais. Lavar as mãos é ato reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), IPCEP e Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha como um dos principais instrumentos contra epidemias.

Abaixo está um processo passo a passo para uma lavagem eficaz das mãos:

– Passo 1: Molhe as mãos e os pulsos com água corrente.

– Passo 2: Aplique sabão suficiente para cobrir as mãos e os pulsos molhados.

– Passo 3: Esfregue todas as superfícies, incluindo as costas das mãos, entre os dedos e as unhas, e punhos por pelo menos 20 segundos.

– Passo 4: Enxágue abundantemente com água corrente.

– Passo 5: Seque as mãos com um pano limpo ou toalha de uso individual, ou toalha descartável.

Dia Mundial da Lavagem das Mãos. Saúde para todos!

 

Fontes: Organização Mundial da Saúde (OMS), Global Handwashing Partnership (GHP), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e Agência Brasil. Arte: IPCEP.