Dia Mundial da Alergia alerta para a importância do tratamento

A Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com a Organização Mundial da Alergia (WAO), estabeleceu o dia 8 de julho como o Dia Mundial da Alergia, com o objetivo de despertar na população a seriedade e relevância e para a importância do tratamento das alergias, uma vez que, em alguns casos, podem evoluir a óbito.

De acordo com a OMS, no Brasil, 40% da população possui algum tipo de alergia. As mudanças ambientais, o aumento de consumo de produtos industrializados, ricos em conservantes, a redução do contato de crianças com microrganismos, o uso indiscriminado de antibióticos, as dietas e o estilo de vida têm favorecido, em grande parte e com rapidez, para a prevalência de doenças alérgicas.

As alergias, resposta excessiva do sistema imunológico contra substâncias estranhas e diversas que entram em contato com o organismo, costumam se apresentar em quatro tipos mais frequentes: medicamentosa, alimentar, respiratória e de pele, e suas manifestações são diversas. Embora a maioria das alergias não possa ser curada, os tratamentos podem ajudar a aliviar as ocorrências. Ao primeiro sintoma, informe alguém mais próximo e solicite atendimento médico.

O IPCEP e a direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha apoiam a Campanha da OMS e da WAO. É importante o acompanhamento regular com um profissional especializado, visando conhecer seu tipo de alergia, para melhor controle e prevenção.

 

Fontes: Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Mundial da Alergia (WAO), Ministério da Saúde e Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI). Arte: IPCEP.