Dia Mundial da Saúde Bucal – tenha orgulho de sua boca!

A saúde bucal é composta por diversos fatores, como a capacidade de falar, mastigar, engolir, sorrir, cheirar, saborear, tocar e transmitir uma série de emoções por meio de expressões faciais. Dar a devida importância à saúde bucal é uma tarefa diária e que previne uma série de doenças, que vão muito além da cavidade oral.

ODia Mundial da Saúde Bucalé celebrado anualmente em 20 de março. A data foi instituída pela Federação Internacional Dentária (FDI) em 2007, com o objetivo de unir esforços globais sobre a educação em saúde bucal. Para assinalar a campanha do triênio (2021/2023), a instituição adotou o tema “Be proud of your mouth” – “tenha orgulho de sua boca”.

As doenças bucais afetam cerca de 3,5 bilhões de pessoas e costumam estar associadas a outros problemas graves de saúde. Essas doenças causam dor, desconforto, isolamento social, perda de autoconfiança e absenteísmo no trabalho ou na escola.

Em 2013, o IBGE constatou que 11% dos brasileiros não tinham nenhum dente na boca. Conforme dados apresentados pela Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, realizada em 2010, o acesso aos serviços de saúde bucal se diferenciava, de acordo com a região, sendo a população do Sul e do Sudeste com melhores condições bucais, e os moradores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste com menores, em relação à prevalência de cárie.

Os hábitos relacionados à alimentação desde o início da vida (amamentação, ingestão de cálcio, redução no consumo de açúcar), higienização (escovação com creme fluoretado após as refeições, uso do fio dental, bochechos) e outros, como uso de protetor labial, são indispensáveis para desenvolvimento e manutenção da saúde da boca, do corpo e também da mente, pois o conjunto contribui para o bem-estar geral e melhora da autoestima. Porém, tais fatores não afastam a necessidade de consultas regulares ao cirurgião-dentista. Além das visitas e retornos periódicos ao profissional, é preciso reforçar a importância da higienização, principalmente após a alimentação. Esses são alguns hábitos que podem ser melhorados para contribuir para que cada vez mais brasileiros possam ter maior qualidade de vida e orgulho ao exibir sua boca e seu sorriso, com saúde.

O IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha reforçam que a prevenção é a forma mais simples de evitar problemas bucais.

 

Fontes: World Dental Federation (FDI), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério da Saúde – Biblioteca Virtual em Saúde e Conselho Federal de Odontologia (CFO). Arte: IPCEP.