Dia Mundial da Saúde Ocular: data reforça a importância da prevenção

Um dia que chama a atenção para os cuidados com os olhos e faz um alerta sobre a importância da consulta periódica ao oftalmologista e para a relevância da prevenção e tratamentos que podem ser aplicados para evitar a perda parcial ou absoluta da visão. Com estes objetivos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu o dia 10 de julho como o Dia Mundial da Saúde Ocular.

De acordo com a OMS, no mundo são mais de 285 milhões de pessoas com incapacidade visual e, dos quais, 39 milhões são cegas. Estima-se que 80% destes casos poderiam ter sido evitados ou curados com simples exames regulares.

Cuidar dos olhos é muito mais simples do que se imagina e cada pessoa pode agir em benefício de sua saúde ocular. Medidas importantes são: usar sempre óculos escuros com proteção UV, mesmo em dias nublados; não usar colírios sem prescrição médica; não coçar os olhos; fazer pausas para descansar os olhos, após longo período em frente ao computador, ao celular, ou à televisão; piscar devagar sempre que possível; ter bastante cuidado com as lentes de contato: comer mais peixe (alimento rico em ômega 3 e que contém as vitaminas A, B, D e E, essenciais para a saúde); olhar para o horizonte para repousar os olhos; lavar sempre as mãos; não fumar; evitar bebidas alcoólicas, fazer atividades físicas com regularidade; ter uma alimentação equilibrada; dormir bem; evitar stress.

A dica do IPCEP e da direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha é: previna-se! Procure um oftalmologista e dê atenção aos seus olhos. Sempre é tempo para se cuidar!

 

Fontes: Organização Mundial da Saúde (OMS), Agência Internacional para Prevenção da Cegueira (IAPB), Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO) e Retina Brasil. Arte: IPCEP.