Dia Mundial do Coração: cuide do seu amigo do peito

Em 29 de setembro, celebramos o Dia Mundial do Coração, uma data escolhida pela Federação Mundial do Coração (World Heart Federation), dedicada à reflexão sobre a saúde deste órgão. A campanha é para conscientizar a sociedade quanto à alta prevalência das doenças cardíacas na população e sua gravidade. Trata-se, sem dúvida, de uma questão de saúde pública.

Os números previstos para as doenças do coração em nosso país são extremamente preocupantes, chegando a 14 milhões de pacientes portadores de doenças cardiovasculares, com cerca de 400.000 mortes no ano, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

O infarto agudo do miocárdio, as arritmias cardíacas, as doenças cardíacas estruturais, como, por exemplo, doenças valvares e defeitos congênitos e a insuficiência cardíaca, são algumas das doenças que afetam o coração.

A melhor forma de prevenção é tomar conta da alimentação, não exagerar no sal, na gordura e redobrar os cuidados com bebidas alcoólicas, pois esses componentes funcionam como estimulante, o que pode piorar os quadros hipertensivos, arritmias e infartos, e também como um vasoconstritor.

Portanto, fique sempre atento aos sintomas e procure ajuda médica. Faça exames regularmente, pratique atividade física e evite os excessos, principalmente se já existem casos de doenças no coração na família.

No Dia Mundial do Coração, o IPCEP e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha recomendam: faça escolha saudável e previna doenças.

 

Fontes: Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), World Heart Federation, Ministério da Saúde – Biblioteca Virtual em Saúde e Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Arte: IPCEP.