Dia Nacional de Combate à Tuberculose é um alerta para cuidados contra a doença

O dia 17 de novembro foi instituído como Dia Nacional de Combate à Tuberculose. Uma doença infectocontagiosa, que afeta principalmente os pulmões, mas pode acometer também rins, fígado, olhos e, até mesmo, o Sistema Nervoso Central. Essa data visa a sensibilizar e conscientizar a população para os riscos, sintomas mais comuns, modos de prevenção e em como consiste no tratamento da doença.

Os principais sintomas se manifestam através de tosse com secreção por mais de três semanas, febre baixa ao final do dia, emagrecimento e sudorese noturna. Com base nesse quadro, o usuário pode procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no qual o clínico geral irá avaliá-lo para fechar o diagnóstico. Na maioria das vezes esse diagnóstico pode ser feito através da análise do histórico clínico do paciente; exame de escarro, procedimento em que se identifica se há a presença do bacilo de Koch no fluido em avaliação; e com a radiografia ou tomografia de tórax.

O tratamento, que dura seis meses, pode ser realizado de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar de longo, ele deve ser seguido rigorosamente, com ingestão diária da medicação fornecida exclusivamente pelo SUS.

Apesar da sua gravidade, a tuberculose é uma doença que pode ser curada em 75% dos casos.

O Instituto Positiva Social e a Direção do Complexo Estadual de Saúde da Penha apoiam o Dia Nacional de Combate à Tuberculose e manifestam apoio ao diagnóstico precoce e ao tratamento completo, em caso de confirmação da enfermidade.

 

Fontes: Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Portal Fiocruz e Ministério da Saúde – Biblioteca Virtual em Saúde. Arte: Positiva.